sábado, 29 de maio de 2010

Sobre o final de Lost!

Bem... e Lost acabou. Eu sei que eu deveria estar comentando tudo em ordem cronólogica, mas ei, eu também vou falar das coisas recentes que estão acontecendo! Portanto... Aí vai a minha opinião, e é claro, com MUITOS spoilers!


Quem me conhece, sabe: eu normalmente não tenho muita paciência para assistir séries. Ficar esperando toda semana por um epísódio novo? Puft. Até lá, já acabei perdendo o meu interesse. Lost conseguiu totalmente quebrar essa minha regra.
Eu peguei os DVDs da primeira temporada emprestados, já que haviam me falado muito bem da série. E eu fiquei completamente viciada. Eu não conseguia parar de assistir, era praticamente das 8 horas as 21 horas no Sábado e no Domingo assistindo, porque sempre quando acabava um episódio, eu pensava "Ah, só mais um...". E quando acabou a primeira temporada, eu já estava envolvida. Totalmente. Aliás, até hoje, o primeiro episódio é um dos meus favoritos.
E com isso, eu fui logo alugar os DVDs da segunda temporada. Esperei ansiosamente a terceira ser lançada, e posteriormente, os DVDs, já que eu não tinha TV fechada. Na quarta temporada, tudo melhorou: finalmente eu tinha o canal AXN ao alcance de um controle. E na quinta e sexta temporada, a mesma coisa.


Eu poderia ficar aqui falando horas e horas sobre tudo e mais um pouco de Lost, mas irei me deter a uma coisa: o episódio final. The End.
Para início de conversa, como esse episódio foi DIFÍCIL de assistir. Não porque eu estava chorando porque era o fim...
... Mas porque tiraram a minha antena do lugar, e na Terça-feira que iria acabar a série, TCHARAM, eu estava sem TV! Legal, não?
O que eu fiz? Reclamei e chorei. Horrores. No meu twitter está a prova disso. Eu poderia ficar sem TV EM QUALQUER DIA, MENOS NAQUELE!
Aliás, deixo aqui novamente os meus agradecimentos a Nanda, Ily e Lain. Sem elas, eu ficaria mais desesperada ainda! Muito obrigada por tudo mesmo meninas!

Depois de muito sofrimento, consegui assistir o episódio final e o melhor de tudo, sem saber nenhum spoiler!
O que eu achei?
Sinceramente... Não foi o que eu esperava. Nem um pouco. Eu esperava um final surpreendente que me fizesse ficar "Uow, uow, uow". Mas...
Eu não posso dizer que eu não gostei. Foi cliché, eu sei, mas... Eu gostei. Aliás, mais do que isso. Eu adorei.
Eu adorei porque além de qualquer mistério, o que me prendia na série eram os personagens. Em uma das entrevistas com o Josh Holloway, que interpreta o Sawyer (insira suspiros apaixonados aqui), ele disse que o que faz com que os fãs gostem tanto da série é que tem sempre algum personagem com quem eles se identificam. E isso aconteceu comigo. Mais do que saber o que era a ilha e o que era o monstro de fumaça, eu queria que os personagens tivessem um final feliz. E não foi isso o que aconteceu?
Mais do que isso, eles colocaram em palavras, e com um significado lindo, que o título da série não significa só que eles ficaram perdidos quando chegaram na ilha. Eles já estavam perdidos muito antes. Todos eles tinham os seus problemas, ninguém ali poderia se considerar totalmente feliz. E apesar do desastre, apesar dos problemas que eles tiveram que enfrentar, eles vivenciaram ali muito mais do que todos os anos que eles tiveram fora da ilha. Se a gente for analisar a história de cada personagem... Por exemplo, o Sawyer era um golpista que, depois, em um ato totalmente inesperado dele, pula de um avião para que os outros possam sair da ilha (claro que ele teve motivos para fazer isso, mas vindo dele, já foi o bastante) e que até consegue ter um relacionamente estável com a Juliet e uma amizade forte com o Miles e o Jin. E se eu for falar aqui das mudanças do Jack... Nossa, eu teria que escrever quase um livro, porque se tem um personagem que eu me orgulho nessa série inteira, é o nosso querido médico!
E a parte mais LINDA de todos desse úiltimo episódio:

“Esse é um lugar em que todos vocês criaram juntos para que pudessem encontrar uns aos outros. A parte mais importante de sua vida foi o tempo em que você passou com essas pessoas. É por isso que todos vocês estão aqui. Ninguém consegue fazê-lo sozinho, Jack. Você precisava de todos eles, e eles todos precisavam de você”.
“Para quê?”
“Para se lembrarem… e para seguir adiante”.

Eu estou toda arrepiada enquanto colo essa passagem no meu texto. É reconfortante saber que todos eles estão juntos, que eles conseguiram se reencontrar com as pessoas que eles amam. Seja o Boone que teve seu trágico fim na primeira temporada, ou o Charlie temporadas depois... Nossa, o Charlie, como eu fiquei tão triste com o destino dele! Um dos episódios mais lindos é o que ele faz a sua "Greatest Hits". Enfim, apesar de tudo, eles estão todos juntos. Mais uma vez, e para sempre. Se eles agora são pessoas melhores, foi por causa da ilha. E eu acho que é isso o que a tal "fonte" representa: a nossa "luz", todas as coisas boas que existem dentro de nós, que às vezes nós nem sabemos que a possuimos.

Uma outra coisa que eu queria comentar é a cena final do Jack na ilha, que faz totalmente o caminho oposto da cena incial da série. Lindo, lindo, lindo. Foi realmente uma total despedida da série...

Eu vou sentir muitas saudades de Lost. Muitas, muitas, muitas. Pode não ter sido o que eu esperava, mas eu fiquei feliz. Feliz, também, por ter entendido o final (eu fiquei impressionada com várias pessoas que assistiram e me pediram pra explicar!). Lost é uma série sobre personagens, e teve o seu final digno de tal. Fico muito triste por ter acabado... Mas, pegando uma frase de uma série de livros que eu também amo, é uma tristeza com mistura de alegria, porque no final de tudo...
"All was well".

2 comentários:

  1. Eu me arrepiei lendo isso, Lany. Certamente foi um final digno de Lost. Acho que a questão é que foi tanta coisa, as expectativas eram tão altas que nós precisamos de um tempinho pra digerir. Eu sei que precisei. Fui dormir no domingo da finale meio besta, meio sem saber direito o que tinha acabado de acontecer... não só na série, mas num geral. Tipo... Lost acabou. Sem mais esperas de Maio até Janeiro, sem mais a necessidade de desligar o telefone nos dias dos episódios pra ninguém incomodar, sem mais não poder sair de casa em um dia específico da semana... foi mais difícil digerir isso tudo do que o final propriamente dito. Porque se eu tinha dúvidas na hora que terminou, hoje eu tenho certeza que foi um dos melhores finais EVER.... simplesmente porque foi o ápice do crescimento desses personagens, crescimento que começou lá no Piloto, quando Jack abre seus olhos em meio aos bambus e começa a correr por aquele lugar estranho sem saber o que estava acontecendo. Certamente, all was well.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que todo mundo esperava um final diferente, então foi meio que um choque. Mas se a gente for analizar toda a história dos personagens, foi o final perfeito. Eu só fiquei triste pelo fato do David não existir!XD

    ResponderExcluir